quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Preocupado com o Duque, Carlinhos minimiza clássico. Por enquanto

Lateral acredita que partida contra o Botafogo só será decisiva se equipes vencerem no meio de semana, mas garante não escolher rival da semifinal


Carlinhos no treino do Fluminense 
Carlinhos no treino do Fluminense
(Foto: Agência Photocâmera)
Com campanhas quase idênticas no início da Taça Guanabara, Fluminense e Botafogo disputam palmo a palmo a liderança do Grupo B após quatro rodadas e devem definir a ordem dos classificados para a semifinal no clássico do próximo domingo. Isso, lógico, se vencerem seus compromissos no meio da semana. E é justamente esta a preocupação nas Laranjeiras.
Apesar de toda a rivalidade e importância do compromisso contra o Glorioso, no Fluminense a ordem é pensar no Duque de Caxias, adversário desta quinta, às 19h30m (de Brasília), no Engenhão, e em manter ao menos o 100% de aproveitamento até o clássico. Atualmente, o Botafogo, que pega o Bangu nesta quarta, é o líder no saldo de gols, tem 11 contra nove do Tricolor.
Para o lateral-esquerdo Carlinhos, a história do confronto do próximo domingo já o torna especial, mas o cunho decisivo depende do resultado de ambos na quinta rodada.
- Já é um clássico. Então, é um jogo diferente. Mas para ser um jogo decisivo as duas equipes têm que ganhar agora. Se isso acontecer, aí, sim, vamos decidir a primeira colocação. Então, temos que pensar somente no Duque de Caxias.
Para chegar ao clássico líder, o Flu precisar superar o saldo ou torcer por tropeço do Alvinegro contra o Bangu. Carlinhos garante que não vai ficar na frente da TV torcendo contra ninguém na noite desta quarta, mas qualquer tropeço é bem-vindo.
- Não seco. Temos que fazer a nossa parte, até porque ainda vamos enfrentá-los. Mas se acontecer alguma coisa contrária lá, agradecemos (risos).
A primeira colocação na chave garantirá aos tricolores ou alvinegros o confronto contra uma equipe de menor investimento na semifinal. O lateral-esquerdo, porém, garante que essa não é sua preocupação, apesar de se confundir nas palavras.
- Não temos que escolher adversários, mas é sempre bom estar em primeiro lugar. Nesse caso, podemos encarar uma equipe que não seja um clássico.

Botafogo e Fluminense se enfrentam no próximo domingo, às 19h30m (de Brasília), no Engenhão, pela sexta rodada da Taça Guanabara.

Em ‘eterna’ boa fase, Mariano quer se manter longe da zona de conforto

Destaque do Fluminense desde 2009, lateral-direito não quer saber de se acomodar: ‘O campeonato passado foi bom, mas hoje é outro ano’


mariano e jonathan, prêmio craque do brasileirão 
Mariano foi eleito o melhor lateral-direito do Brasil
em 2010 (Foto: André Durão / Globoesporte.com)
A boa fase já dura mais de um ano, mas a palavra conforto não faz parte do dicionário de Mariano. A caminhada da reserva e das vaias no Fluminense até a consagração com o título do Brasileirão e a convocação para a Seleção Brasileira foi árdua e não sai da cabeça do lateral-direito. Por isso, ele não quer saber de se acomodar.
Dono absoluto da camisa 2 do Tricolor, Mariano tem total consciência do momento que vive, assim como faz questão de reforçar para si mesmo a máxima de que se manter no topo e mais difícil do que chegar até ele.
- Vivo um momento muito bom, mas quero melhorar. O campeonato passado foi bom, mas hoje é outro dia, outro ano.
Como Mano Menezes convocou apenas jogadores que atuam no exterior para a partida amistosa contra a França, em Paris, Mariano não se frustrou com sua ausência na lista. Voltar a vestir a amarelinha, porém, é uma meta para 2011. Se possível com participação na Copa América.
Sempre há a expectativa de ser convocado novamente. Fazendo o nosso trabalho, vamos ser reconhecidos"
Mariano
- Sempre há a expectativa de ser convocado novamente. Fazendo o nosso trabalho, vamos ser reconhecidos. Entendo a questão dele só convocar jogadores da Europa. Nós, aqui no Brasil, estamos recomeçando uma temporada. Encaro isso com tranquilidade.
Em alta, o lateral praticamente não tem concorrente no elenco. Além dele, Marquinhos é o único jogador para a posição, mas o próprio Muricy Ramalho já admitiu que precisa testá-lo mais vezes. Em evidencia, Mariano não descarta uma transferência para Europa após a Libertadores e encara com tranquilidade a concorrência.
- Desde o dia que cheguei sou tranquilo em questão de posição. Foram contratados Thiaguinho e Marquinhos e encarei de forma tranquila. Graças a Deus tenho vivido um bom momento. Libertadores é vista por todo o mundo, sonho em ir para Europa, mas desejo também ficar no Fluminense. Tenho mais três anos de contrato e quem decide é a diretoria com meu procurador.
Com 12 pontos, o Fluminense de Mariano é o vice-líder do Grupo B da Taça Guanabara, atrás apenas do Botafogo no saldo de gols: 11 a 9. Nesta quinta, a equipe encara o Duque de Caxias, às 19h30m (de Brasília), no Engenhão.